Zelador

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

O crescimento das cidades e o aumento do número de habitantes são elementos que fizeram necessário o surgimento de construções verticais. Por terem capacidade para abrigar maior número de domicílios e escritórios em um espaço horizontal menor do que o equivalente ocupado pelas casas, os edifícios têm ganhado cada vez mais território nas cidades brasileiras.

De acordo com o Urbaniza Brasil, no ano de 2012 existiam 7.896.51 prédios com mais de cinco andares apenas no estado de São Paulo – e a tendência é que esse número aumente significativamente nos próximos anos e em uma série de outras cidades brasileiras.

Para que esses edifícios funcionem de maneira eficiente, entra em cena um profissional conhecido por muitos e bastante útil em todo esse processo: o zelador.

Área de Atuação

Podendo atuar em prédios residenciais ou comerciais, o zelador é o responsável pela limpeza e manutenção desses locais. Tais profissionais são de fundamental importância para o funcionamento dos condomínios, pois suas tarefas estão diretamente ligadas ao bem estar de todos os moradores ou trabalhadores do local.

O zelador pode ser considerado o “braço direito” do síndico e entre suas atribuições estão atividades como: realizar a limpeza das áreas comuns do edifício ou supervisionar o trabalho das equipes de limpeza; fazer a manutenção preventiva dos sistemas hidráulicos e elétricos do local em que trabalha; zelar pelo cumprimento das normas internas do edifício; repassar aos superiores infrações cometidas por moradores ou trabalhadores do lugar; realizar os serviços de inspeção predial; providenciar os materiais necessários para que os outros funcionários possam exercer suas atividades; observar se os procedimentos de segurança estão sendo cumpridos e zelar para que os mesmos sejam colocados em prática.

Com o crescimento das cidades, sobram vagas para zeladores – especialmente nos grandes centros urbanos. Vale ressaltar que esses trabalhadores também podem atuar em locais como escolas e hospitais.

A média salarial para zeladores no Brasil é de R$ 1.707,19.

Capacitação

É interessante que os candidatos às vagas de zelador realizem cursos específicos a fim de obter os melhores cargos, aprendendo tópicos como funções dos órgãos de administração, manutenção predial, procedimentos básicos para elevadores, roteiro para inspeção predial, manual de prevenção e combate a incêndios e dicas de postura para zeladores e porteiros.