Vendedor

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Entenda melhor a rotina desses profissionais e saiba como se tornar um deles

ÁREA DE ATUAÇÃO

Todos os produtos e serviços disponíveis no mercado necessitam de alguém capaz de realizar o intermédio entre a empresa e o consumidor final. Assim, a área de atuação dos vendedores é extremamente ampla .

Presentes principalmente em lojas, eles são os responsáveis pelo contato com o público para a apresentação dos produtos e serviços e fornecimento de informações como preço, durabilidade e funcionalidade. Realizar demonstrações e apresentar novidades também estão entre as atribuições do profissional de vendas.

No que diz respeito às variações da profissão, existem vendedores internos e externos

MERCADO DE TRABALHO

Com o crescimento dos mercados de atacado e varejo e criação de novas empresas, cresce também a quantidade de vagas no setor de vendas. Só no estado de São Paulo, no ano de 2012, o número de oportunidades na área era de mais de 20 mil apenas nos centros públicos.

Em relação ao salário, o valor varia muito de acordo com a empresa em que se trabalha e com os termos realizados – se o vendedor receberá um valor fixo ou apenas comissões, por exemplo. Os valores começam com um salário mínimo e não têm teto fixo. Um vendedor em uma loja pertencente ao mercado de luxo, por exemplo, pode ganhar até R$ 15 mil.

Para ter sucesso nessa carreira, é preciso que o profissional tenha determinação, força de vontade e pró-atividade para se destacar entre os colegas.

CAPACITAÇÃO

É indicado que o vendedor possua, no mínimo, o Ensino Médio completo. Quanto às habilidades específicas, é importante que o profissional seja comunicativo, extrovertido, equilibrado, calmo, simpático e educado. Ter boa fala, postura, boa memória e controle emocional também são pontos importantes para os candidatos.

Além dos cursos específicos para vendedores, existem módulos que se destacam no currículo do candidato, como gestão de tempo, excelência no atendimento, como influenciar pessoas, gestão de pessoas e carreiras e técnicas de negociação. Várias instituições de ensino oferecem cursos específicos na área de vendas.