Torneiro Mecânico

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

De acordo com o Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos (Dise) da Prefeitura de Santo André, a profissão de torneiro mecânico na cidade do ABC paulista se destacou entre os anos de 2002 e 2010 e viveu aumento salarial real acima da inflação: 14,6% - o que representa uma média de 0,74% ao ano.

Um dos responsáveis pelo aquecimento da atividade é o forte movimento no setor automobilístico, além da presença no Brasil de indústrias como Ford, Scania, Mercedez-Benz, Volkswagen e Karmann Ghia. Em 2013, o setor fechou o ano com produção de 3,7 milhões de veículos, o que representa crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior. No que diz respeito às exportações, o segmento automobilístico nacional também se destacou e, no ano passado, alcançou o melhor desempenho da história, com crescimento de 13,5%, totalizando US$ 16,5 milhões.

Um dos profissionais responsáveis pelo aquecimento e desenvolvimento desse setor é o torneiro mecânico.

Área de Atuação

O torneiro mecânico é o responsável pela operação do torno mecânico, equipamento de corte presente em diferentes áreas da indústria e da construção civil. Com ela, é possível cortar e proporcionar a forma correta a diferentes peças fundamentais para os segmentos acima citados.

Assim, é responsabilidade do torneiro mecânico fazer com que essa máquina funcione corretamente, utilizando-a para a confecção e finalização de diferentes peças por meio de um sistema de rotação capaz de moldar os elementos de maneira eficaz e programada.

Com o aumento do movimento do setor automobilístico e o aquecimento das obras ligadas à construção civil, o torneiro mecânico conta com ampla área para atuação e boas oportunidades de emprego. A média salarial para esse trabalhador, segundo o Dise de Santo André é de, aproximadamente, R$ 1.750,00, com possibilidades reais de aumento.

Capacitação

O bom momento da economia é um período bastante relevante àqueles que desejam seguir a carreira de torneiro mecânico ou aperfeiçoar os conhecimentos na área. Nesse sentido, é possível – e bastante importante – realizar cursos profissionalizantes na área a fim de sair à frente dos concorrentes. Entre as instituições que oferecem aulas para capacitação de torneiros mecânicos está o Senai.

Com duração de 240 horas, o programa educacional visa ao desenvolvimento das competências ligadas ao manuseio do torno mecânico convencional com base em normas ambientais, técnicas e de segurança. Na programação do curso, estão tópicos como desenho técnico, processos mecânicos de manutenção, velocidade de corte e medidas lineares.