Soldador

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Descubra o que faz e como atua esse importante trabalhador do setor da indústria

Segundo informações divulgadas pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a previsão de 2013 para a indústria brasileira era de 2,4% de crescimento. Para este ano, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto é de 2%. Esses fatores demonstram o potencial das profissões ligadas à indústria, que acompanham o bom momento da economia. Entre esses profissionais, está o soldador.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Com as obras da Copa do Mundo, os soldadores estão com ainda mais trabalho na agenda. Além de atuar de forma autônoma, esses profissionais podem ser contratados por construtoras, prefeituras, metalúrgicas, siderúrgicas, oficinas em geral e, especialmente, indústrias de diferentes ramos. São eles os responsáveis por realizar soldas em aço e cortes em peças metálicas.

Entre os tipos de soldagem industrial que podem ser realizadas, estão soldagem oxicombustível, soldagem a arco manual, soldagem elétrica, plasma, soldagem por fricção, e soldagem a laser.

O aquecimento da economia tem possibilitado a geração de novas vagas para soldadores, cuja média salarial é de R$ 1.833,52. No entanto, o salário desses profissionais varia bastante e pode chegar a R$ 8.000.

CAPACITAÇÃO

Por se tratar de uma atividade bastante específica e detalhada, é fundamental que os candidatos às vagas realizem cursos profissionalizantes para saber como proceder no dia a dia da profissão e conhecerem as medidas de segurança necessárias. No mercado, são oferecidos diferentes cursos para soldadores com base no tipo de solda que será utilizada. Entre as instituições responsáveis pelos programas de ensino, está o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com diferentes modalidades oferecidas aos candidatos – uma delas é voltada à aplicação de solda elétrica e oxiacetileno.

Com carga horária de 168 horas Durante as aulas, os estudantes aprenderão a lidar com metais não-ferrosos e suas ligas, simbologia e terminologia, regulagem de parâmetros de soldagem, entre outros assuntos.

Fonte:

http://www.uscs.edu.br/pesquisa/rh/cargo_operacional.php

http://g1.globo.com/bahia/bahia-industrial/noticia/2013/10/salario-de-soldador-pode-chegar-aos-r-8-mil-no-polo-de-camacari-na-ba.html