Repositor

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

A atividade que permite a vida em sociedade e a manutenção do atual sistema de produção é o consumo. Por meio dele, é possível viabilizar a criação de empresas e indústrias, gerando empregos e fornecendo aos trabalhadores o poder de compra – elemento que permite o próprio consumo e fecha esse ciclo.

Nessa cadeia de produção, são várias as funções exercidas por diferentes profissionais para que produtos e serviços cheguem aos clientes. Entre elas, está a atividade de reposição. Conheça, a seguir, mais sobre o profissional que a executa.

Área de Atuação

O repositor, como é conhecido o trabalhador que realiza a reposição de produtos, é o responsável por abastecer com mercadorias as gôndolas e prateleiras de diferentes estabelecimentos. Podendo trabalhar em indústrias e empresas de atacado e varejo – como supermercados e lojas em geral – o repositor é o profissional que vai garantir a disponibilidade de produtos aos clientes do local em que trabalha.

Também são atribuições desse trabalhador colocar preços nos itens a serem vendidos, controlar a validade de produtos perecíveis, realizar inventários para a reposição, elaborar relatórios de vendas e promoções, fazer a demonstração dos resultados de pesquisa de preço e realizar a troca de mercadorias.

O aquecimento da economia é um dos fatores que contribuem com a oferta de vagas para repositores, cujos salários podem variar entre R$ 969,60 até R$ 1.300,00.

Capacitação

As oportunidades para repositores são amplas e, geralmente, são portas de entrada para o mercado de trabalho, uma vez que muitos jovens encontram na profissão uma chance para o primeiro emprego.

De forma geral, os empregadores exigem do candidato o Ensino Fundamental completo e características como: organização, agilidade, boa noção de espaço, pró-atividade, bom raciocínio lógico, simpatia, educação e bom relacionamento interpessoal.

Os interessados em obter qualificação específica para a vaga têm chances de conseguir os melhores empregos na área. Umas das instituições que oferecem cursos compatíveis com o setor é o instituto GPA, por meio do seu Programa de Varejo, que tem por objetivo a capacitação profissional inicial, além da construção de formas de participação pública dos jovens e a melhoria de oportunidades no mercado de trabalho.

Com um programa voltado, especificamente, ao cargo de repositor, o curso aborda temas como: desenvolvimento pessoal, relações interpessoais, atitude empreendedora, organização e exposição de produtos, merchandising e planograma. Aulas práticas nas lojas do grupo também integram o conteúdo programático.