Recepcionista

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Para se posicionar no mercado de forma sólida e alcançar credibilidade, as empresas de todos os setores precisam construir uma boa imagem. Ao ser bem vista tanto pelo público interno quanto pelo público externo, as chances de sucesso de uma organização são muito maiores. Assim, é fundamental que a primeira impressão a respeito da empresa seja positiva e capaz de abrir portas para novas oportunidades. Nesse sentido, surgem profissionais com a responsabilidade de transmitir a imagem de competência, dinamismo e confiança: os recepcionistas. É com eles que os visitantes terão o primeiro contato dentro da empresa, além de serem os responsáveis por atenderem as ligações de potenciais clientes e importantes parceiros. Por isso, é fundamental que o profissional encarregado das funções ligadas à recepção seja capacitado e bem treinado para exercer o trabalho.

Área de Atuação

Entre as principais atribuições desse profissional estão a recepção e o controle dos visitantes. Além de empresas, ele também atua em locais como hotéis, hospitais, consultórios e escolas. Na maioria das vezes, o recepcionista também é responsável pelas atividades ligadas à telefonia, realizando e transferindo ligações internas e externas. Receber, organizar e encaminhar correspondências, executar o arquivamento de documentos e atualizar os registros do local também são funções atribuídas a esse profissional. Em alguns casos, espera-se que o recepcionista também contribua com a organização da agenda de colaboradores e diretores, marcando reuniões, viagens e controlando prazos. Todos os elementos ligados à recepção são de responsabilidade dele. Por isso, ele também é encarregado de cuidar das centrais telefônicas, sistemas de entrada e saída da organização, livro de registros e demais equipamentos – como aqueles voltados à climatização e iluminação. Ou seja, o recepcionista exerce funções estratégicas dentro da empresa e tem papel fundamental no que diz respeito ao fluxo de produção e à organização do local.

Mercado de Trabalho

Existem muitas vagas para recepcionistas no mercado de trabalho e a maioria delas acaba sendo ocupada por mulheres. Quanto mais renomada for a empresa, mais qualificado precisa ser o profissional – e, consequentemente, melhor será o valor recebido pelo trabalho. A média salarial para um recepcionista gira em torno de R$ 1.100,00. No entanto, o salário aumenta nos casos de um recepcionista bilíngue ou trilíngue, por exemplo.

Perfil Profissional

Entre as características necessárias para se obter sucesso como recepcionista, estão: boa comunicação oral, boa dicção e audição, organização, habilidade para digitar, equilíbrio, simpatia, rapidez, capacidade de memorização, responsabilidade, autocontrole, dinamismo, discrição, atenção, segurança e ética. Saber dominar as ferramentas básicas do pacote Office e falar mais de um idioma são habilidades que fazem a diferença na carreira.

Onde Estudar?

Algumas instituições oferecem cursos capacitantes para a profissão de recepcionista. Entre elas, está o SENAC. Com carga-horária de 160 horas, o curso para recepcionista trabalha tópicos como: interação com o público, adoção de uma postura ética, domínio de recursos de informática e telefonia, técnicas de organização, cordialidade e otimização do tempo.