Promotor de Vendas

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Em menor ou maior grau, viver em sociedade significa consumir. De alimentos a roupas, passando por móveis, eletrodomésticos, cultura, entretenimento, água e energia elétrica, o homem precisa de diferentes itens para garantir não só sua sobrevivência, mas também a sua qualidade de vida.

Todo esse sistema funciona em ciclos que fazem com que um indivíduo precise do produto que outro fabrica, do serviço que outro presta e assim por diante. Nesse sentido, é fundamental que os consumidores saibam, exatamente, o que estão levando para casa e que tenham as informações necessárias para decidir de maneira clara e racional entre um outro produto ou serviço.

É nesse cenário que surge um importante personagem: o promotor de vendas. É ele quem vai apresentar diferentes itens que estão à venda, prestando esclarecimentos e atraindo potenciais clientes para a loja.

Área de Atuação

Em sua maioria, os promotores de venda trabalham em lojas de varejo e têm como principal atribuição abordar os clientes e apresentar os produtos da forma mais eficiente possível por meio de demonstrações. Também são responsabilidades desses profissionais oferecer alternativas quando o consumidor não se interessa pela opção apresentada e garantir que a venda seja efetuada com qualidade.

Além das lojas varejitas, é comum encontrar promotores de vendas em feiras e eventos de comércio e estandes em shoppings centers e supermercados. Nesses casos, ele é o responsável por fazer a divulgação da empresa para a qual trabalha por meio da distribuição de materiais impressos, como folders e panfletos, abordar pessoalmente os visitantes para fazer demonstrações dos produtos ou oferecer amostras grátis.

Atualmente, sobram vagas para promotores de venda, cuja média salarial é de R$ 909,62.

Capacitação

Por lidar diretamente com o público e representar a empresa para a qual trabalha em diferentes eventos, espera-se que o promotor de vendas seja uma pessoa comunicativa, simpática, de boa postura, dicção e audição, equilibrada, educada e que tenha sensibilidade para perceber o perfil do cliente e oferecer produtos de acordo com suas possíveis necessidades.

Assim como em todos os setores, na área de vendas destaca-se quem tem mais qualificação. Por isso, é recomendado que os promotores, além das características listadas acima, tenham no currículo cursos profissionalizantes ligados à temática de atendimento ao público.

O Senai é uma das instituições que oferecem essa oportunidade de formação. Com carga horária de 160 horas, o curso para promotor de vendas é voltado para maiores de 15 anos, exige Ensino Fundamental incompleto como escolaridade mínima e divide-se em duas etapas: módulo básico, com foco em linguagem e comunicação, e módulo específico, voltado à promoção de vendas.