Pintor

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

De acordo com dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o setor contará com crescimento de 2,8% em 2014 caso o Produto Interno Bruto suba 2%. Também foi apontada uma melhora de 0,6% no que diz respeito ao desempenho das empresas desse ramo da economia. Esses fatores, combinados à realização das obras da Copa do Mundo no Brasil e às ações do Programa de Aceleração do Crescimento, demonstram um bom momento para a construção civil no país e para todos os trabalhadores do setor.

Entre esses profissionais, está o pintor.

Área de Atuação

Os pintores são profissionais que atuam na parte de finalização das obras para a entrega aos proprietários. Além de realizar a pintura externa e interna das mais diferentes construções, são eles os responsáveis pela preparação das paredes, conferindo-lhes um aspecto liso e novo. Também são atribuições dos pintores a aplicação de verniz em superfícies de madeira, a realização de trabalhos com diferentes texturas e a prática de pinturas decorativas em móveis e painéis.

Além de trabalhar de forma autônoma, os pintores podem ser contratados por construtoras, prefeituras e empresas especializadas na terceirização desse tipo de serviço. A média salarial desse profissional é de R$ 1.179,20, podendo variar conforme a experiência, o local de trabalho e a área de atuação. Devido ao bom momento da construção civil nacional, sobram vagas para pintores.

Capacitação

Entre as características esperadas de um pintor, estão: cumprimento dos prazos estabelecidos, capricho, dedicação, atenção, organização, paciência e responsabilidade.

Para se tornar um pintor - além de aprender com profissionais mais experientes, como fizeram muitos pintores que começaram na carreira como auxiliares – é possível realizar oficinas oferecidas por lojas de materiais para construção ou cursos profissionalizantes.

Nos cursos, geralmente o aluno tem acesso aos seguintes conteúdos: boas práticas quanto ao atendimento ao cliente, projeto de arquitetura, planejamento, orçamento, segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade, matemática, patologias da construção, cores, madeiras, tintas e vernizes, seladores e fundos, pintura em superfícies de alvenaria, pintura em superfície de madeira e pintura decorativa. O certificado de realização do curso em mãos é um diferencial competitivo para o candidato na hora de conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho.