Operador de Call Center

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A globalização e a digitalização das relações aumentaram ainda mais a necessidade de uma comunicação eficiente entre a empresa e os clientes. Se antes um bom atendimento presencial era suficiente para agradar ao público no que diz respeito ao relacionamento empresarial, hoje é fundamental que a comunicação funcione também nos canais virtuais.

É nesse cenário que profissões como a de operador de telemarketing têm ganhado forças e crescido de forma bastante satisfatória. De acordo com a Associação Brasileira de Telesserviços, mais de 1,2 milhão de pessoas trabalhavam como operadoras de call center no Brasil em 2010 e, de lá para cá, o cenário continua promissor: em 2013, a função liderava o ranking de ofertas para candidatos em busca do primeiro emprego e com pouca especialização. O setor também é favorável aos jovens, uma vez que permite a flexibilização de horários.

Área de Atuação

Os operadores de call center, também conhecidos como atendentes de SAC e operadores de televendas – têm como funções: atender e responder a chamadas telefônicas, realizar o registro de informações, vender produtos e serviços, tirar dúvidas, dar aconselhamentos, realizar atividades ligadas ao acompanhamento de vendas e ligar para potenciais clientes para ofertar produtos e serviços.

Devido à digitalização das relações, praticamente toda grande empresa conta com setor de call center próprio, fato que aumenta o número de vagas no setor. A faixa salarial média para esses profissionais é de R$ 700,00. No entanto, o valor pode subir de acordo com a experiência e a qualificação do candidato, que pode ganhar uma média de R$ 1.800 se for bilíngue, por exemplo.

Capacitação

As principais habilidades exigidas de um operador de telemarketing são: boa comunicação, paciência, autocontrole, capacidade para ouvir as necessidades dos clientes e para conseguir resolver os problemas dos mesmos e comprometimento com a qualidade.

Diferente do que se pensa, é possível avançar na hierarquia das centrais de call center e conseguir melhores posições. Para isso, é importante que o profissional seja pró ativo, criativo e que esteja disposto a superar as metas definidas pela empresa. Entender o funcionamento das diferentes áreas da organização também é um diferencial. Gerentes de call center chegam a ganhar R$ 12.000.

Outro fator importante para de destacar na carreira é a realização de cursos profissionalizantes. Em escolas como o Instituto Monitor, é possível cursar o programa de operação em telemarketing na modalidade à distância. A carga horária do curso é de 42 horas e os tópicos trabalhados são comunicação e redação empresarial, psicologia organizacional e técnicas de telemarketing.