Motorista

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Conheça mais sobre a profissão e saiba o que fazem os profissionais dessa área

As diferentes possibilidades de transporte dentro das cidades permitem que existam motoristas de vários meios de transporte, como ônibus, micro-ônibus e táxis, o que gera muitas vagas de empregos. Em relação ao transporte de cargas e mercadorias, existem os motoristas de caminhões, que podem ser contratados por uma empresa ou atuar com veículo próprio.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Os motoristas mais tradicionais e requisitados são os de automóveis de passageiros. Temos os taxistas ou motoristas de carros particulares. Há também os motoristas de caminhões e ônibus. De acordo com a Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga, são considerados motoristas todos aqueles que recebem salário para dirigir veículos. O documento também institui direitos e deveres desses profissionais, que passam a ter períodos de descanso, por exemplo.

Atualmente, há muitas vagas para motoristas no mercado de trabalho. Entre elas, estão oportunidades ligadas ao transporte público, a Postos de Atendimento do Rodoanel e às companhias de transporte rodoviário. No entanto, faltam profissionais qualificados. Para motoristas de ônibus e caminhões, por exemplo, existem, aproximadamente, 40 mil vagas abertas em todo o Brasil.

CAPACITAÇÃO

Para dirigir táxis e carros, os motoristas precisam estar habilitados na categoria B. Já para conduzir veículos com até oito passageiros ou de cargas cujo peso é menor que 3,5 toneladas, é necessário ser habilitado na categoria C. Para isso, o motorista deve ser maior de 21 anos, estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Os interessados em conduzir veículos para transporte de passageiros com lotação superior a oito pessoas devem estar habilitados na categoria D. Para tanto, é preciso experiência mínima de dois anos na categoria B e de, pelo menos, um ano na categoria C. Para conduzir veículos articulados para transportes de passageiros ou de carga cuja unidade acoplada exceda 6 toneladas, é necessário estar habilitado na categoria E.

Em todos os casos, a Carteira Nacional de Habilitação deve estar dentro do prazo de validade e em situação regular (não ter sido suspensa ou cassada).

Além das autoescolas, existem programas de formação de motoristas, como o oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Com 3 unidades em São Paulo e tem carga horária de 160 horas.