Mecânico Industrial

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Já faz algum tempo que o setor industrial brasileiro vive um bom momento. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, foi observada alta de 2,9% no faturamento e crescimento de 1,8% no que diz respeito às horas trabalhadas no ano de 2012.

Ainda de acordo com a CNI, o emprego nas indústrias teve aumento de 0,3% no mesmo período e os salários contaram com aumento de 6,8%. Esses números representam o potencial do setor e as amplas possibilidades com as quais os trabalhadores de fábricas podem contar.

Entre os profissionais ligados a essa vertente está o mecânico industrial. Com tradição que dura décadas e reconhecimento de sua importância, esse colaborador já conquistou espaço no mercado de trabalho.

Área de Atuação

Especializado na montagem e manutenção de máquinas e diferentes componentes voltados à fabricação, o mecânico industrial trabalha para os mais variados ramos dentro do setor secundário da economia e realiza tarefas como: inspecionar elementos das máquinas, realizar consertos e substituições de peças e prestar serviços de lubrificação e adaptação de peças. Também são atribuições desse profissional a análise de projetos de máquinas e equipamentos mecânicos, o esboço e a interpretação de desenhos de mecânica, conhecer as tecnologias das máquinas que manuseia e os processos de usinagem e aplicar, adequadamente, as normas técnicas à construção dos mais diversos equipamentos. O técnico de manutenção mecânica conta com a possibilidade de atuar em áreas de petróleo, construção civil, gás, energia e setor de serviços.

Apesar de ser bastante tradicional, essa atividade também é considerada uma profissão do futuro – especialmente pelo que representa para o futuro do país. Assim, existem vagas interessantes disponíveis no mercado de trabalho e salários variam entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00, de acordo com o cargo, a qualificação e a área de atuação do profissional.

Capacitação

A carreira de mecânico industrial oferece ampla possibilidade de crescimento na carreira. Assim, sai ganhando o profissional que melhor qualificação apresentar. Os candidatos interessados nas vagas para mecânico industrial podem fazer cursos em Escolas Técnicas Federais e no Senai.

Com carga horária de 1.200 horas, o programa de ensino é amplo e conta com 12 unidades curriculares: comunicação oral e escrita; medidas e representação gráfica; fundamentos da mecânica; processos de fabricação mecânica; fundamentos da automação; administração da manutenção; técnicas de manutenção; gestão de pessoas; desenvolvimento de projeto mecânico; planejamento e controle da produção; processos programáveis de usinagem; projetos.