Manobrista

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

De acordo com pesquisa realizada pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais e Previdência Privada), 229.280 carros foram roubados ou furtados entre os meses de janeiro e junho de 2013. O levantamento também apontou que, diariamente, são roubados cerca de 1.256 carros no Brasil ­ número que ultrapassa 38 mil ocorrências por mês.

Entre as regiões mais afetadas pelos delitos, está a Sudeste, com 63,43% dos casos, seguida pelo Sul, com 14,65%. As regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte representam, respectivamente, 10,69%, 7,88% e 3,35% dos roubos e furtos. Somado ao índice de violência nas grandes cidades, esse número faz com que sejam necessárias cada vez mais medidas para a segurança dos motoristas e de seus veículos.

Nesse cenário, a atuação de profissionais capacitados para a vigilância dos carros e cuidado com os mesmos é bastante importante e valorizada. Esses trabalhadores são os manobristas (ou valets), que têm conquistado mais espaço no mercado de trabalho com o passar dos anos.

Área de Atuação

Além de vigiar os carros, os manobristas são os encarregados de estacionar os veículos, organizando o fluxo de carros e os posicionando de forma estratégica para não prejudicar o funcionamento do estacionamento. Entre as funções desse profissional, também estão: auxiliar os clientes a estacionar os veículos em segurança, indicando as melhores posições para manobra e o local adequado para cada carro; controlar a entrada e saída de veículos; impedir acidentes dentro do estacionamento; guardar as chaves e verificar se os clientes validaram os tíquetes antes de saírem do estacionamento.

Além dos estacionamentos propriamente ditos, os manobristas podem atuar em locais como restaurantes, casas noturnas, hotéis, hospitais, cafeterias, bares, prédios residenciais e comerciais, clínicas médicas e escritórios. A média salarial desse profissional é de R$ 1.043,00. No entanto, o valor varia de acordo com o local de trabalho e pode aumentar, significativamente, com as gorjetas recebidas.

Com vários locais de atuação possíveis e o aumento das frotas nas cidades brasileiras, o momento é favorável para encontrar vagas nesse setor.

Capacitação

Além de ser habilitado na categoria B, é importante que os manobristas tenham características como: zelo, honestidade, atenção, cuidado, prudência e boa fé. A maioria das empresas exige dos candidatos o Ensino Médio completo, experiência na área e boas indicações, uma vez que esses profissionais lidarão, diretamente, com propriedades de alto valor. Também é imprescindível que os manobristas saibam dirigir, com eficácia e segurança, os mais diferentes tipos de veículos.

Para conseguir as melhores vagas, os interessados podem realizar cursos práticos na área, como o oferecido pela rede Maxpark de estacionamentos. O programa de capacitação é gratuito, possui carga horária de 108 horas e é ministrado com veículos de câmbio manual e automático. Os alunos aprovados recebem certificado e são encaminhados, imediatamente, ao mercado de trabalho. Para realizar esse curso, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, ser habilitado na categoria B, com experiência de pelo menos um ano, e ter idade mínima de 22 anos.