Lavador de Auto

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Na última década, a frota de carros no Brasil aumentou mais do que o dobro e, em 2013, chegou a 80 milhões de veículos. Segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o país ganhou uma média de 12 mil carros por dia nos últimos dez anos – enquanto a população cresceu apenas 11% no mesmo período.

Apesar de todas as regiões brasileiras terem mais do que dobrado suas frotas, o Norte e o Nordeste foram os principais responsáveis pela elevação desse índice: o crescimento do número de veículos nessas regiões, foi de, respectivamente, 235% e 195%.

Nesse cenário, todos os setores de atuação ligados aos automóveis vivem um bom momento, como é o caso dos profissionais responsáveis pela lavagem de veículos.

Área de Atuação

Os lavadores de automóveis trabalham em locais como postos de gasolina, lava-jatos, garagens de companhias de viação e concessionárias automotivas. Entre as atividades executadas por esses profissionais está a lavagem externa dos carros, polimento, secagem e limpeza interna.

Para realizar essas tarefas, o lavador precisa saber quais produtos utilizar em quais componentes do veículo, bem como dominar as técnicas adequadas referentes a cada atividade. Por ter um público exigente e apaixonado por carros, esse trabalhador precisa estar atento para não causar problemas como manchas na lataria, arranhões e danificação a componentes que não poderiam ter contato com a água, por exemplo.

A média salarial para a profissão é de R$ 830,68 e, devido ao bom momento vivido pelo setor automotivo brasileiro, sobram vagas no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que os lavadores de carros que atuam de forma autônoma pelas ruas das cidades brasileiras – os famosos flanelinhas – possuem reconhecimento legal e tiveram a profissão regulamentada pelo Decreto nº 79.797/1977.

Capacitação

Para ser um lavador de automóveis, é necessário, primeiramente, ser habilitado na categoria B. Entre as características esperadas desse profissional, estão: atenção, cuidado, organização, honestidade, bom relacionamento interpessoal e agilidade.

Os interessados em se qualificar na área podem realizar cursos profissionalizantes de higienização automotiva e aprender conteúdos ligados a tópicos como: limpeza e lavagem dos assentos; remoção dos bancos; limpeza e condicionamento de couro; limpeza de tecidos e forrações; lavagem e limpeza de carpetes e tapetes; limpeza e manutenção de plástico e vinil; limpeza de painéis; remoção de manchas e neutralização de odores.

O cuidado com o meio ambiente, incluindo a economia de água, é uma preocupação constante na atualidade. Por isso, cursos que ensinam técnicas de biolavagem também são diferenciais para os candidatos que buscam as melhores vagas.