Garçom

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Conheça melhor a atividade que está cada vez mais em alta no Brasil

Eles são ícones da boemia brasileira, têm mais histórias para contar do que muitos escritores, já viraram tema de música e sabem dar conselhos como poucos psicólogos. Eles são os garçons, queridos por clientes cativos e, muitas vezes, responsáveis por fidelizar o público de restaurantes e bares.

O aumento da movimentação no setor gastronômico, o aquecimento do turismo e a preparação para a Copa do Mundo de 2014 são alguns dos fatores responsáveis pela alta desta profissão, que passa a ser valorizada como carreira promissora.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Com possibilidade de atuar em restaurantes, bares, cafés, hotéis e buffets de eventos, os garçons são os responsáveis por registrar pedidos de clientes e transmiti-los ao setor de cozinha, bem como entregar à mesa as bebidas e os pratos solicitados. Também são atribuições destes profissionais tirar dúvidas sobre o cardápio, fazer sugestões de pedidos, organizar e limpar as mesas para uso dos próximos clientes e levar a conta até os consumidores.

É com base no trabalho deles que o público vai decidir se o local possui bom atendimento, fator que conta muitos pontos quanto ao possível retorno ao estabelecimento. Assim sendo, muitas empresas sabem da importância de valorizar e capacitar esses profissionais, por isso, é cada vez mais comum que sejam elaborados planos de carreira para os garçons, contribuindo com promoções e aumento de salário.

De acordo com o portal G1, o número de vagas para garçons em 2012 no Brasil era de 250 mil – e a tendência é de aumento significativo neste ano de Copa do Mundo.

A média salarial dos garçons e garçonetes é de R$ 840,00, valor que pode aumentar para até cerca de R$4.000,00 por meio das gorjetas recebidas.

CAPACITAÇÃO

Por lidarem diretamente com o atendimento ao público, é fundamental que os candidatos às vagas de garçom sejam simpáticos, educados, discretos, atenciosos, pacientes e serenos. Possuir boa dicção e postura, ser pró-ativo e dinâmico também são características importantes para esses profissionais.

Atualmente, a maioria das empresas exige que os candidatos tenham Ensino Médio completo e experiência com atendimento ao público. Para conseguir as melhores vagas, é importante realizar cursos profissionalizantes com tópicos como: passo a passo do atendimento ao cliente, fechamento da conta, e noções para comunicação em inglês.

Fontes:

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/08/vagas-para-garcons-chegam-250-mil-em-todo-o-pais.html

http://www.sigabam.com.br/piso.htm