Faxineiro

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, são considerados trabalhadores domésticos aqueles que prestam serviço de natureza contínua a pessoas ou famílias em seus respectivos âmbitos residenciais. Com o passar dos anos e as lutas de classes, esses profissionais alcançaram uma série de direitos trabalhistas e, hoje, fazem jus a itens como: salário mínimo estipulado, jornada de trabalho não superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, seguro contra acidentes de trabalho, adicional noturno, adicional de 13º salário, férias anuais acrescidas de 1/3 constitucional, aviso-prévio e licença-maternidade.

Os acordos obtidos após convenções coletivas têm o objetivo de proporcionar condições dignas a todos os trabalhadores desse setor que conta com profissionais como cozinheiras, jardineiros, passadeiras, motoristas e faxineiros. Saiba mais sobre a rotina de trabalho desse último:

Área de Atuação

Apesar de ser comum a presença de faxineiros em casas de família – seja na condição de empregado doméstico ou de diarista – os faxineiros também contam com ampla rede de atuação em diferentes instituições. Hospitais, escolas, condomínios residenciais e comerciais, hotéis e empresas em geral são exemplos de locais que precisam desses profissionais para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável a todos os envolvidos nas atividades ali exercidas.

É papel do faxineiro executar todos os serviços referentes à limpeza e organização física da área sob sua responsabilidade. De forma mais específica, esse profissional realiza tarefas como: varrer, aspirar, lavar, secar e encerar pisos; limpar portas e janelas; tirar o pó de mesas e superfícies afins; armazenar produtos de limpeza de modo adequado e garantir que os mesmos não fiquem em falta; arrastar móveis para realizar, periodicamente, a limpeza dos locais em que eles ficam instalados; atuar para que a limpeza por ele realizada seja mantida de forma satisfatória; conservar em bom estado os materiais que utiliza para a realização dos serviços prestados.

Atualmente, sobram vagas no mercado de trabalho para faxineiros – especialmente em empresas e prédios de médio porte. O piso salarial para esses trabalhadores é de R$ 583,00.

Capacitação

Muitos dos profissionais que atuam no setor de limpeza aprenderam a executar suas funções com a família ou com pessoas que têm experiência na área. No entanto, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante que os candidatos busquem constante qualificação para obter acesso às melhores vagas. Nesse sentido, é possível executar algum dos diversos cursos de auxiliar de limpeza que são oferecidos atualmente.