Estoquista

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Entenda mais sobre o dia a dia dessa atividade que está presente em quase todas as empresas

Por trás de toda loja bem sucedida, existe um estoque bem organizado. Esses bastidores do atacado e do varejo podem não aparecer, mas fazem toda diferença no funcionamento de estabelecimentos de diferentes ramos e interferem, inclusive, no lucro das empresas.

Os profissionais responsáveis por cuidar desse setor podem ser chamados de estoquistas e realizam a organização, o empilhamento e a contagem das mercadorias. O objetivo é elaborar e executar um sistema simples e eficiente para o armazenamento das mais diferentes mercadorias.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O estoquista é o profissional que vai receber, conferir e guardar de forma segura e inteligente os produtos e materiais. Também é função dele realizar os lançamentos de movimentação de entrada e saída dos itens, controlar todos os setores de estoque, fazer a triagem dos lotes das mercadorias, elaborar relatórios diários para manutenção do estoque, controlar a reposição, facilitar o fluxo dos produtos e ajudar nos processos de carga e descarga.

As possibilidades de emprego para os estoquistas são amplas e dividem-se em lojas de setores como calçados, roupas, materiais de construção, equipamentos de informática, móveis, drogarias, autopeças e supermercados.

Por serem úteis em, praticamente, todos os tipos de estabelecimentos, há muitas vagas para os estoquistas, cuja faixa salarial em média é de R$ 1.052,18. É comum que essa atividade seja o primeiro emprego de muitas pessoas, funcionando como porta de entrada para o mercado de trabalho.

CAPACITAÇÃO

Entre as habilidades esperadas para um estoquista estão: força física, bom raciocínio lógico, bom senso de organização, dinamismo, agilidade, pró-atividade, atenção e capacidade de aproveitamento de espaços. Também é importante que esse profissional saiba realizar cálculos, compreenda unidades de medida e que tenha noções de informática.