Encanador

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Para que tudo se mantenha em perfeito funcionamento na sociedade, é imprescindível que todos os profissionais exerçam suas funções de modo eficiente e interligado. Sabe-se que, desde o início dos tempos, ninguém vive sozinho e que, por isso, o homem conta com o seu semelhante para manter sua sobrevivência e tudo o mais do que necessita com o objetivo de obter um padrão de vida satisfatório.

No mundo atual, essa relação de troca fica muito clara quando se observa as relações de trabalho e todos os diferentes tipos de atividades que são executadas para a perfeita harmonia social. Em conjunto, trabalham padeiros, engenheiros, contadores, carpinteiros, médicos e uma série de outros trabalhadores com o objetivo de serem úteis nessa troca de produtos e serviços, mantendo-se assim inserido no sistema. Nesse contexto, existe também a profissão de encanador, que, como todas as outras, exerce importante papel no que diz respeito ao bom funcionamento da sociedade.

Área de Atuação

O encanador é o responsável pela instalação e manutenção do sistema hidráulico de toda e qualquer obra da construção civil. O vasto campo de atuação, especialmente no que diz respeito à manutenção de encanamentos, permite que esses profissionais contem com diferentes locais para a atuação, podendo trabalhar em condomínios residenciais e comerciais, passando por hospitais, hotéis, supermercados e uma série de diferentes outros estabelecimentos.

De forma mais específica, estão entre as tarefas executadas pelo encanador: instalação de encanamentos, pias, vasos sanitários, lavatórios, banheiras, tanques, torneiras e demais componentes hidráulicos de uma obra; manutenção dos sistemas de tubulações, aquecimento, resfriamento e válvulas em geral. Esses profissionais também podem atuar, diretamente, na construção civil ou na indústria, sendo responsáveis por executar, em canteiros de obras e fábricas, os projetos hidráulicos criados por engenheiros e arquitetos.

Com o aquecimento do setor da construção civil no Brasil, sobram vagas para encanadores no país. A faixa salarial para essa profissão gira em torno de R$ 1.500,00

Capacitação

A profissão de encanador exige conhecimentos específicos e a prática de diferentes medidas de segurança para que seu exercício seja feito da forma correta. Assim, é fundamental que os candidatos a vagas nessa área tenham capacitação técnica para o ingresso no mercado de trabalho.

Nesse sentido, é possível realizar cursos profissionalizantes, para entender sobre a instalação e o funcionamento da rede hidráulica, tendo acesso aos conceitos ligados a sistemas de acoplamento, vedação, pressão, carga, descarga, velocidade, válvulas, ventilação e seus respectivos componentes.