Cozinheiro

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Atualmente, o setor de restaurantes no Brasil representa um faturamento bruto anual que gira em torno dos R$ 60 bilhões, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes. No total, os estabelecimentos são responsáveis por 2,4% do PIB brasileiro e geram seis milhões de empregos diretos em todo o país.

Segundo informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o hábito de realizar refeições fora de casa corresponde a 26% dos gastos com alimentação das famílias em território nacional, demonstrando o potencial do setor no que diz respeito à criação de vagas de trabalho.

Com tanta importância para a economia brasileira, os restaurantes precisam funcionar perfeitamente – dos serviços de manobrista aos preços dos pratos. E, nesse cenário, a figura do bom cozinheiro é fundamental.

Área de Atuação

De forma ampla, os cozinheiros são os responsáveis pelo preparo das refeições nos restaurantes. Da elaboração de saladas ao preparo de sobremesas, são eles que irão executar as ordens do chef de cozinha.

Também são atribuições dos cozinheiros: auxiliar na elaboração do cardápio, coordenar equipes de auxiliares de cozinha, preparar carnes, cozidos, saladas, massas ou qualquer que seja a especialidade do restaurante, supervisionar a limpeza dos cortes de carne, zelar pelos padrões de qualidade, comandar o armazenamento e o estoque dos mantimentos e prezar pela montagem e apresentação dos pratos.

Além de restaurantes, esses profissionais ainda podem atuar em locais como hotéis, hospitais, indústrias e buffets de eventos. A média salarial para os cozinheiros é de R$ 1.751,27 e há uma oferta significativa de vagas na área.

Capacitação

Como em todos os setores do mercado de trabalho, as melhores vagas ficam com os candidatos que têm melhor qualificação. Assim, a capacitação para os cargos de cozinheiro varia muito conforme os objetivos do profissional.

Existem locais que exigem apenas experiência comprovada e boas indicações, enquanto outros esperam que os candidatos tenham curso superior em gastronomia. Há ainda os estabelecimentos que contratam cozinheiros que tenham realizado cursos profissionalizantes na área.

Para esses casos, instituições como o Senac oferecem o curso de Capacitação para Cozinheiro. Gratuito e com carga horária de 816 horas, o programa de ensino exige como pré-requisitos a conclusão do Ensino Médio e idade mínima de 18 anos. Entre os tópicos abordados nas aulas, estão: sistema de gestão de qualidade; conceitos básicos de nutrição e dietética; higiene e comportamento pessoal; cortes de hortifruti; tipos de cortes de aves, peixes, frutos do mar e carnes; molhos e recheios; qualidade no atendimento ao cliente e técnicas e habilidades de serviço para atendimento em grande escala.