Conferente

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Para funcionar de forma eficiente, toda empresa e indústria precisa de profissionais integrados entre si e comprometidos com as funções que exercem. Da idealização de um negócio até a realização dos processos de pós-vendas, são muitos os envolvidos e todos devem executar suas funções de modo orquestrado para a satisfação do cliente final – seja de um produto ou de um serviço.

Nesse contexto, faz-se fundamental a presença de um personagem capaz de checar o resultado final e garantir o padrão de qualidade de todos os itens. Esse profissional é o conferente.

Área de Atuação

A principal função desse membro da equipe é conferir produtos, peças e mercadorias fabricadas ou vendidas pela empresa em que ele trabalha. Além da conferência em depósitos e almoxarifados, também ficam sob responsabilidade do profissional a organização, o controle e o funcionamento do estoque, bem como checar o fluxo de produtos por meio da análise de notas fiscais.

Desde a entrada dos componentes em uma fábrica até a saída do produto final – incluindo os processos de carga e descarga – é atribuição do conferente garantir que todos esses processos ocorram da maneira adequada. Também são funções desse profissional: realizar a contagem dos produtos; verificar danos de qualquer origem e garantir que os procedimentos de reparo sejam realizados; comparar os produtos a serem despachados com as informações que constam nas notas fiscais; operar equipamentos ligados ao fluxo das mercadorias, como balanças e terminais digitais; controlar a frequência da mão de obra; verificar toda a relação de documentos exigidos pelos órgãos competentes para a distribuição dos produtos.

A média salarial para os conferentes é de R$ 1.066,88 e existe a possibilidade de atuação em locais como supermercados, lojas de departamento, depósitos, lojas de material para construção, farmácias e editoras. Vale destacar que portos também são campos férteis para a atuação de conferentes de carga marítima.

Capacitação

Por lidarem com questões de logística e documentação, espera-se que os conferentes tenham habilidades como: capacidade de realizar cálculos rapidamente, organização, atenção, boa noção de espaço, concentração e bom relacionamento interpessoal.

Por realizar lançamentos de códigos em bancos de dados, também é importante que os candidatos às vagas de conferente tenham conhecimentos básicos em informática.

No conteúdo programático da modalidade Conferente de Carga, entram tópicos como: serviços logísticos; tipos de cargas e seus cuidados específicos; perfil da carga; acondicionamento e compatibilidade; movimentação, organização e armazenagem de cargas; documentação; como realizar a conferência.