Auxiliar de Motorista

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

De acordo com números divulgados em pesquisas realizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, o Brasil já conta com um automóvel para cada 4,4 habitantes. Esses números representam um significativo aumento na quantidade de veículos nas cidades brasileiras, já que, em 2003, a proporção era de 7,4 pessoas por carro.

Em grandes metrópoles como São Paulo, que tem mais de 130 mil veículos, trafegar pelas ruas e avenidas não é tarefa das mais fáceis. Como parte da solução, são implantados sistemas inteligentes de semáforo e rodízios por placas.

 

Nesse cenário, existe um profissional muito útil para que o trânsito flua e tudo funcione. É ele o auxiliar de motorista.

 

Perfil do Profissional

 

Responsável por ajudar o motorista no trânsito das cidades brasileiras, o auxiliar de motorista pode ser considerado um co-piloto terrestre. Apesar de toda a relevância que tem nas ruas, esse profissional começa a trabalhar antes mesmo que o carro saia da empresa.

 

É ele o encarregado de descobrir o endereço em que serão realizados os serviços ou feitas as entregas – conforme a empresa contratante. Também cabe a esse profissional pesquisar as melhores vias, traçar rotas, informar-se sobre possíveis acidentes de trânsito que atrapalhem o processo de entrega e definir o caminho a ser seguido.

 

Feito isso, é hora do auxiliar de motorista checar o carro. Ele irá verificar se é necessário abastecer, se o automóvel oferece as devidas condições de segurança a todos, se os documentos estão no interior do carro e, alguns casos, se o veículo está devidamente higienizado.

 

Em seguida, esse colaborador irá realizar a carga dos produtos no carro, acomodando as mercadorias de modo otimizado, rápido e eficiente. Também é função dele ajudar o motorista a encontrar vagas e a manobrar, tomando sempre cuidado para não estacionar de modo irregular.

 

No momento da entrega das mercadorias, é ele o responsável por conferir o pagamento, as notas fiscais e demais documentos importantes para esse processo.

 

Mercado de Trabalho

 

Atualmente, sobram vagas no mercado de trabalho para os auxiliares de motorista. Cidades com foco industrial e grandes metrópoles – devido à prestação de serviços - concentram o maior número de oportunidades. A média salarial para esse profissional é de R$1.238,71 , variando de acordo com a cidade e a empresa.

 

Entre os locais em que o auxiliar de motorista pode atuar estão: indústrias em geral, empresas varejistas, transportadoras de encomendas, transportadoras de valores, supermercados e farmácias. Algumas empresas chegam a abrir vagas em concurso para a contratação desses profissionais.

 

Capacitação

 

A primeira exigência para os candidatos à vaga de auxiliar de motorista é ter, no mínimo, 18 anos completos, Ensino Fundamental e carteira de habilitação nas categorias B e C, já que, muitas vezes, esse profissional precisará substituir o motorista em suas folgas ou faltas, por exemplo.

 

Entre as características necessárias para o sucesso nessa carreira, estão: organização, raciocínio rápido, agilidade, prudência, força física, atenção, bom relacionamento interpessoal e respeito às leis de trânsito.

 

Apesar de não existirem cursos específicos para o cargo de auxiliar de motorista, aulas voltadas à capacitação de entregadores contêm orientações valiosas aos candidatos e podem fazer bastante diferença no momento da contratação. Entre os tópicos presentes no conteúdo programático do curso, estão: formas de abordar o cliente, postura no trânsito e na entrega, velocidade ideal para a entrega, noções de higiene e técnicas para lidar com diferentes tipos de clientes.