Atendente

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Entenda melhor o que faz esse profissional

Com o crescimento da economia dos últimos dez anos, o setor do comércio representava, no ano final do ano passado, 38% do Produto Interno Bruto (PIB) Esses resultados indicam que o comércio é o maior gerador de empregos no Brasil, com mais de 21 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada entre 2006 e 2011.

A prosperidade do setor aumenta a demanda de profissionais que realizem o atendimento ao público e, com isso, sobram vagas para atendentes qualificados.

ÁREA DE ATUAÇÃO

A variedade de possibilidades para os atendentes é uma das maiores do mercado. Esses colaboradores podem atuar em locais que vão desde lojas de confecções e calçados até farmácias, passando por supermercados, restaurantes e lanchonetes.

De maneira geral, são responsabilidades dos atendentes executar atendimento ao público em geral, realizar pesquisas, prestar suporte técnico, esclarecer dúvidas, dar informações, auxiliar clientes e realizar a manutenção de alguns setores das empresas.

Os atendentes administrativos e comerciais também podem ficar responsáveis por organizações de planilhas e fluxos de mercadorias.

A média salarial para um atendente gira em torno de R$1.000,00 .

CAPACITAÇÃO

Por ser extremamente abrangente, a profissão de atendente conta com cursos específicos para cada ramo de atuação. Entre as modalidades, estão: atendente de lanchonete, farmácia, caixa, consultórios, clínicas, hospitais entre outras.

Os cursos têm carga horária média de 200 horas e ensinam desde as habilidades específicas de cada área, até técnicas para lidar com o público.

PERFIL PROFISSIONAL

Entre as características necessárias para alcançar sucesso na profissão, é necessário que o atendente seja comunicativo, extrovertido e simpático. Paciência, autocontrole e senso de humor para escapar de situações embaraçosas também são habilidades importantes. Espera-se, ainda, que o atendente esteja sempre muito bem informado sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa em que trabalha. Ensino Médio completo, cursos profissionalizantes, dinamismo, bom relacionamento interpessoal e bom vocabulário também são diferenciais para os candidatos.