Assistente comercial

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Entenda o que faz esse profissional e quais são as possibilidades do setor

O crescimento das empresas e a formalização de novas empresas aumentou a quantidade de campos de atuação dentro de um mesmo negócio, bem como o número de pessoas trabalhando em diferentes funções.

Assim, as empresas precisam ter um profissional capacitado para acompanhar, organizar e comandar o número de vendas e pedidos que virou ferramenta estratégica dentro das empresas. Esse profissional é o assistente comercial.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Analisar, controlar e organizar as atividades comerciais de um negócio são as principais atribuições do assistente comercial. Ele participa de todos os processos ligados às vendas dentro de uma empresa, sugerindo políticas, melhorias, ajustes, planejando ações, participando de eventos, realizando demonstrações de produtos e serviços e acompanhando os clientes no pós-vendas.

Também são responsabilidades do assistente comercial: executar abertura, fechamento e cancelamento de vendas, acompanhar pedidos e entregas, realizar resumos de verificação e controle de vendas realizadas por vendedores e representantes, controlar a quantidade e volume de vendas e comissões a serem pagas e reunir dados para apuração de metas da equipe.

Dentro de uma empresa, o assistente comercial irá se relacionar, principalmente, com gerentes, coordenadores e supervisores de vendas.

CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Por ter pessoas sob seu comando, é fundamental que o assistente comercial tenha bom relacionamento interpessoal, capacidade de empatia, espírito de liderança e senso de justiça. Para se destacar nessa área, também se espera que o candidato seja organizado, responsável, ambicioso, comunicativo e pró-ativo.

Atualmente, existem vagas interessantes no mercado de trabalho para profissionais capacitados e especializados. No geral, as empresas exigem segundo grau completo e curso profissionalizante na área – mas também existem casos em que o diploma de Administração é um requisito. Conhecimentos de informática, inglês básico e domínio do pacote Office também são habilidades importantes para os candidatos às vagas, cujos salários variam de R$ 1600 a R$ 3.000.

Instituições como o Senac oferecem cursos profissionalizantes em assistência comercial com carga horária média de 200 horas.

Fonte:

http://www.aquitemrh.com.br/salarios.php