Assistente Administrativo

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?
A globalização tornou os relacionamentos, negociações e transações comerciais muito mais complexas e completas. Para sobreviverem e se sobressaírem no mercado, as empresas precisam ter o controle total de todos os elementos que dizem respeito ao seu funcionamento, bem como ter dinamismo para lidar com as mais diversas situações. Sendo assim, os empresários precisam ter com quem contar para que todos os processos ligados à corporação aconteçam de forma organizada, eficiente e responsável. É nesse cenário que surge o assistente administrativo.

Área de Atuação

Assistente administrativo é o responsável por auxiliar o gestor nas atividades cotidianas, como a organização de arquivos, gerenciamento de informações, revisão de documentos, controle de gestão financeira e demais atividades administrativas. Também é função desse profissional receber e encaminhar as correspondências e os documentos que chegam à empresa, emitir notas fiscais aos fornecedores, coordenar questões logísticas, contas a pagar e a receber, envio de documentos para o departamento contábil e a elaboração e apresentação de relatórios aos administradores. Atendimento ao público, atualização de agendas e controle de equipamentos da empresa também podem ser atribuições do assistente administrativo, que atua tanto em empresas privadas quanto em entidades públicas.

Capacitação

Para exercer essa atividade, espera-se que o candidato tenha, no mínimo, ensino médio completo e curso profissionalizante na área. Entre as habilidades específicas, é necessário ter organização, responsabilidade, pró-atividade, comunicabilidade, dinamismo, equilíbrio, rapidez e boa capacidade de agir sob pressão. Em um mercado cada vez mais competitivo, saber dominar um segundo idioma ou, até mesmo, ter graduação em administração são diferenciais bastante interessantes para o candidato.

Mercado de Trabalho

Novas vagas para o cargo de assistente administrativo acompanham o ritmo do surgimento de novas empresas – que podem, inclusive, precisar de mais de um profissional da área. Outra questão relevante para os interessados em atuar no setor diz respeito ao fato de que empresas de diferentes ramos necessitam sempre de alguém capaz de lidar com a parte administrativa e financeira. Assim, sobram vagas no mercado de trabalho para pessoas com as características e qualificações acima citadas. Quanto à faixa salarial, a média gira em torno de R$1.150,00, variando de cidade para cidade.

O que estudar?

Várias instituições de cursos profissionalizantes do país oferecem o curso específico de assistente administrativo. Na grade curricular, estão noções de empreendedorismo, ética, organização empresarial, técnicas de arquivamento e de relacionamento interpessoal. Cursos de digitação, pacote Office, administração do tempo e informática básica também são um diferencial.