Analista de Help Desk

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Em sociedade, todas as funções de todos os trabalhadores – de uma forma ou de outra, cedo ou tarde – estarão interligadas. Essa interdependência é uma das partes da engrenagem bem ajustada que deve ser a vida em comunidade. É nesse sentido e com base na troca de serviços que surgem atividades como a do analista de help desk. Apesar de não ser conhecida por todos, a profissão é útil para diversos ramos e está entre as que apresentam maior demanda por mão de obra no setor de Tecnologia da Informação.

Área de Atuação

O termo help desk, em seu sentido literal, quer dizer “balcão de ajuda”. Assim, os analistas de help desk são os profissionais que executam serviços de apoio e suporte para a resolução dos mais diferentes problemas de usuários e empresas. Geralmente relacionados às áreas de telefonia, informática e TI, são eles os responsáveis pela maioria das manutenções de serviços e que prestam auxílio tanto na pré-venda, quanto na pós-venda. Por atuarem em uma área de constante expansão, os analistas de help desk podem trabalhar dentro de uma empresa ou indústria – realizando o suporte e a manutenção de equipamentos – e externamente, atendendo clientes em domicílio ou por meio de centrais de ajuda. Os avanços tecnológicos têm contribuído com essa função e revolucionado sua forma de execução, que pode ser feita via e-mail, chats, fóruns e conexões de vídeo. Presentes em, praticamente, todas as empresas que necessitam diretamente de equipamentos tecnológicos para funcionar, os profissionais que atuam nessa área encontram um mercado em franco desenvolvimento, cujos salários variam entre R$ 763,00 - para iniciantes - e R$ 17.304,00 - para diretores.

Capacitação

Atualmente, sobram vagas no mercado de trabalho para analistas de help desk, especialmente para os candidatos com mais qualificação e experiência. Outra vantagem da profissão é a possibilidade de projeção da carreira. Ao se especializar e mostrar resultados dentro de uma corporação, os analistas podem receber promoções significativas, levando em conta que a variação dos salários na área chega a 2206,38%. Por entenderem que esses profissionais são fundamentais para o bom funcionamento das empresas, as mesmas exigem Ensino Médio completo e curso na área – seja superior em Tecnologia da Informação ou profissionalizante. Entre as instituições que oferecem cursos livres para a área, está o Senac. Denominado Support Center Manager (SCM), o programa conta com carga horária de 24 horas e tem como objetivo capacitar gestores de help desk para o gerenciamento de aspectos táticos e operacionais de diferentes sistemas de suporte, bem como alinhá-lo às necessidades do negócio em questão.