Açougueiro

Quer receber vagas como essa no seu celular de graça? Cadastre-se agora!

Esqueceu sua senha?

Entenda melhor o dia a dia dessa atividade tão presente na rotina dos brasileiros

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a safra brasileira de carne suína tinha previsão de ultrapassar a produção de 200 milhões de toneladas no final do ano passado.

Atualmente, o setor de carnes é o segundo maior responsável pelas exportações do agronegócio nacional – perdendo apenas para a soja - e movimenta cerca de US$ 16,8 bilhões por ano. No que diz respeito ao consumo, a proporção para os brasileiros é de 46 quilos de carne bovina por habitante ao ano, perdendo apenas para o consumo da carne de frango, que representa 44% do consumo nacional de carnes. Tais fatos revelam o potencial do país não só em relação à produção, mas também no que diz respeito a todo o mercado ligado ao setor.

Nesse cenário, faz-se necessária a existência de profissionais capazes de tratar os cortes de forma adequada e que sejam capazes de aproveitar todo o potencial que a carne pode fornecer aos consumidores. Assim, os açougueiros tem espaço garantido no mercado de trabalho e boas condições para a barganha de vagas.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Os açougueiros são responsáveis por atender aos pedidos dos clientes, separando carnes específicas e realizando os cortes solicitados, seja em supermercados, casas de carnes, empórios e açougues propriamente ditos.

Também são atribuições dos açougueiros sugerir as melhores peças, prezar pela higiene e organização do setor e contribuir para que os produtos cheguem de forma otimizada aos consumidores. Eles são responsáveis por desossar, fatiar, pesar e tratar os cortes com técnicas como salgar, prensar e adicionar conservantes. O piso salarial para esses profissionais é de R$ 900 e existem vagas interessantes em todo o país.

CAPACITAÇÃO

Entre as características necessárias para o exercício da profissão, estão organização, higiene, pró-atividade, cordialidade, boa coordenação motora e agilidade.

Com um mercado cada vez mais competitivo e técnicas avançadas ligadas aos tratamentos de carne em geral, é necessário que os açougueiros procurem se especializar nas funções que exercem. Nesse sentido, existem várias instituições que oferecem cursos específicos para os interessados em se qualificar na área, dominando temas como: funções do açougueiro; principais atividades; áreas de atuação; carnes de caça ou exóticas; introdução às carnes bovinas, suínas e ovinas; características e detalhes dos cortes; principais equipamentos; tratamento de carnes; cuidados de estocagem; técnicas de refrigeração, salgamento e maturação.

Fonte:

http://www.businessreviewbrasil.com.br/lifestyle/travel-food/brasil-pode-se-tornar-maior-produtor-mundial-de-carne

http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-do-boi/balanca-comercial-do-agronegocio-confira-os-resultados-de-2013-carne-bovina-e-destaque-mapa/

http://revistasafra.com.br/cadeia-de-producao-de-carne-bovina-movimenta-r-328-bilhoes/

http://www.sindiacougue.com.br/o-sindicato/servicos-do-sindicato/564/convencao-coletiva-de-trabalho-cct